sexta-feira, 7 de outubro de 2011


Morreu o inventor do iPhone e iPad: Steve Jobs


Fundador da Apple e inventor dos extraordinários e revolucionários iPhone e iPad morre aos 56 anos. O norte-americano Steve Jobs rendeu-se ao cancro no pâncreas, no final da tarde de quarta-feira, 5 de outubro de 2011, declarou a Apple.




Steven Paul Jobs nasceu em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos da América, a 24 fevereiro de 1955. Os pais biológicos Joanne Simpson e Abdulfattah Jandali, estudante e professor no Ensino Superior, respetivamente, que não eram casados, entregaram-no para adoção. Foi um casal de classe média-baixa que o adotou: Paul e Clara Jobs. Steve Jobs casou com Laurene Powell Jobs, em 1991.

Desde pequeno que demonstrava um enorme interesse por tudo o que tivesse a ver com equipamentos eletrónicos. Chegou a estudar Arte durante algum tempo, mas foi sem sombra de dúvida a área da informática que o apaixonou e fez viver a vida intensamente, junto da sua família. Depois de conhecer Steve Wozniak, Jobs fundou com ele a Apple Computer, em 1976. O sucesso da empresa cavalgou tão velozmente que aos 25 anos Steve Jobs já era um empresário de um destaque absolutamente notável. Em 1985, viu-se obrigado a deixar a empresa, tendo de seguida fundado a NeXT. No ano seguinte, em 1986, adquiriu a Pixar da Lucasfilm, conhecida pela nova linguagem de animação em 3D utilizada nos desenhos animados. Em 2006, a Walt Disney Company comprou a Pixar. Em 1996, a Apple comprou a NeXT Computer a Steve Jobs. Regressou à Apple como consultor, em 1997, quando a empresa atravessava um período financeiro difícil. Em 1998, passados apenas seis meses depois de voltar à Apple, Jobs consegue que a empresa dê lucro novamente. Em 2011, recomenda Tim Cook para seu sucessor na Apple, por acreditar que é o momento certo para o fazer. 


Assista à última apresentação pública do ex-Chief Executive Officer (CEO) ou ex-Diretor Geral da Apple, durante a Worlwide Developers Conference da Apple (WWDC) 2011, realizada em junho deste ano, quando apresentou os novos produtos OS X Lion, iOS 5 e iCloud. 







Steve Jobs trabalhou arduamente e sempre com um absoluto fascínio por aquilo que fazia. O trabalho desenvolvido por Jobs representará para sempre na Apple um gigante trampolim para o futuro, nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad são apenas algumas das brilhantes criações deste inigualável diretor executivo que marca tão extraordinariamente a vida de milhares de pessoas.

Jobs amava a mulher e os filhos. Eles eram o pilar deste extraordinário ser humano. 


Veja o discurso considerado mais marcante de Steve Jobs, proferido a 12 de Junho de 2005, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Fala sobre a vida, o trabalho e a morte. Este é um dos vídeos mais vistos na Internet. 









O seu intensivo trabalho e a sua paixão pelo que fazia deixarão indubitavelmente marcas profundas de grande inovação, que jamais serão esquecidos. Se aceder ao site da Apple, poderá ler o seguinte comunicado:

"A Apple perdeu um visionário e um génio criativo, e o mundo perdeu um ser humano incrível. Aqueles que tiveram a sorte de conhecer e trabalhar com o Steve perderam um amigo e um grande mentor. Steve deixa uma empresa que só ele poderia ter construído e o seu espírito será sempre o alicerce da Apple".

É com enorme tristeza que aqueles que tiveram a oportunidade de o conhecer pessoal e, ou, profissionalmente dizem adeus a este memorável homem.




Por: Madalena Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário